segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O desejo

Não sei o que fazer: o meu coração está
dividido.

A Lua e as Pléiades estão deitadas, o tempo
passa e estou sozinha no meu leito, no
meio da noite.

As crianças trazem bonitos presentes e
ouve-se tocar melodiosa lira.

Mas a velhice já enrugou toda a minha
pele, os meus cabelos negros tornaram-se
brancos, os joelhos já não me aguentam, e
eu que parecia uma corça.

Que posso fazer? É inevitável: a aurora de
braços rosados leva-nos para a cova. Mas eu
ainda amo a volúpia e o amor tem para mim
o brilho e a beleza do sol.

Eu estremeço e a velhice já cobre a minha
pele.
O amor evade-se na perseguição dos jovens.

Agarra na tua lira e canta-nos, Afrodite,
com os seios cobertos de violetas.

Safo, "O desejo"
Trad. Serafim Ferreira, Editorial Teorema, 2003

Valentine Cameron Prinsep, At the first touch of Winter, Summer fades away, 1897
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...