sábado, 6 de novembro de 2010

Nascido da luz e das trevas


Il Trionfo di Bacco

Dionísio, cujo nome significa o que “nasceu duas vezes”, é filho de Zeus e de uma princesa mortal de Tebas, Sémele.

A esposa imortal de Zeus, Hera, enfurecida com a infidelidade do marido, disfarçou-se de ama-seca e foi até Sémele, ainda grávida, para persuadi-la a pedir que seu marido se mostrasse em todo seu esplendor e glória divinos.

Zeus que prometera a Sémele jamais lhe negar coisa alguma, assim o fez para satisfazê-la. Sémele não suportou a visão do deus circundado de clarões e morreu fulminada. Zeus apressou-se então a retirar a criança que ele gerava e ordenou a Hermes, o mensageiro dos deuses, que costurasse o feto em sua própria coxa. Assim, ao terminar a gestação, Dionísio nasceu perfeito.

Contudo, Hera não satisfeita, continuou a perseguir a estranha criança de chifres e ordenou aos Titãs que matassem o menino, fazendo-o em pedaços. Novamente Zeus interferiu e conseguiu resgatar o coração da criança que ainda batia. Colocou-o para cozinhar, junto com a semente de romã, transformando tudo numa poção mágica, a qual deu de beber a Perséfone, que acabara de ser raptada por Hades, deus das trevas e da escuridão, e que se tornara sua esposa. Perséfone engravidou e novamente deu à luz Dionísio. Por essa razão Dionísio é o que nasceu duas vezes, da luz e das trevas.

O seu pai celestial ordenou-lhe que vivesse na terra junto aos homens para compartilhar com eles as alegrias e sofrimentos dos mortais. Dionísio foi atingido pela loucura de Hera, indo perambular pelo mundo, ao lado de sátiros selvagens, dos loucos e dos animais. Deu à humanidade o vinho e suas benções, concedendo ao êxtase da embriaguez a redenção espiritual para todos os que decidiam renunciar às riquezas e ao poder material. Por fim, Zeus permitiu-lhe retornar ao Olimpo, onde tomou o seu lugar à direita do deus dos deuses.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...