sábado, 16 de outubro de 2010

O auto-admirador


Eco e Narciso, de John William Waterhouse

Na mitologia clássica, Narciso era famoso pela sua beleza e orgulho. Existem várias versões do seu mito.

A beleza de Narciso era tão incomparável que ele se julgava semelhante a um deus, comparável a Dionísio e Apolo. Como resultado disso, Narciso rejeitou o amor de Eco, uma bela e graciosa ninfa, e esta, desesperada, definhou, deixando apenas um sussurro débil e melancólico. Para dar uma lição ao rapaz frívolo, a deusa Némesis condenou Narciso a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo na lagoa de Eco. Encantado pela sua própria beleza, Narciso deitou-se no banco do rio e definhou, olhando-se na água. As ninfas construíram-lhe uma pira, mas quando foram buscar o corpo, apenas encontraram uma flor no seu lugar: o narciso.

Pausânias cita uma variante menos conhecida da história, na qual Narciso tinha uma irmã gémea. Ambos se vestiam da mesma forma e usavam o mesmo tipo de roupas e caçavam juntos. Narciso apaixonou-se por ela. Quando ela morreu, Narciso consumiu-se de desgosto por ela, e fingiu que o reflexo que via na água era a sua irmã. Onde o seu corpo se encontrava, apenas restou uma flor: o narciso.

Numa versão mais arcaica do que a contada por Ovídio nas suas Metamorfoses, o orgulhoso e insensível Narciso é punido por ter desprezado todos os seus pretendentes masculinos. Nesta história, Amantis, um jovem, amava Narciso mas era desprezado. Para se livrar de Amantis, Narciso deu-lhe uma espada de presente. Amantis usou essa espada para se matar à porta de Narciso e rogou a Némesis que Narciso conhecesse um dia a dor do amor não correspondido. Esta maldição foi cumprida quando Narciso ficou encantado pelo seu reflexo na lagoa e tentou seduzir o belo rapaz, não se apercebendo de que aquele que ele olhava era ele próprio. Completando a simetria do conto, Narciso toma a sua espada e mata-se por desgosto.

Outras versões da história dizem que Narciso, após desdenhar os seus pretendentes masculinos, foi amaldiçoado pelos deuses para amar o primeiro homem em que pousasse os olhos. Enquanto caminhava pelos jardins de Eco, descobriu a lagoa da ninfa e viu o seu reflexo na água. Apaixonando-se profundamente por si próprio, inclinou-se cada vez mais para o seu reflexo na água, e acaboupor cair na lagoa e afogar-se.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...